A decoração e construção de um lar

A conhecida expressão "Lar é onde mora o coração" é uma verdade, mas você já parou para pensar o quanto o espaço físico que chamamos de lar é importante? O quanto os móveis, objetos, cores e texturas precisam ter um significado para que esse coração queira morar?


A arquitetura tem o poder de transformar um espaço, de fazer com que tijolos, madeiras, cores e texturas sejam mais do que um local de habitar. Ela faz com que os espaços tenham uma conexão com o morador, refletindo sua personalidade e fazendo parte dos seus sonhos e conquistas.


Um bom projeto de interiores torna qualquer casa em um lar. Isso é possível e fácil quando feito com um bom planejamento e com pequenos cuidados na hora de montar ou redecorar sua casa.


Abaixo listo 8 dicas para transformar sua casa em um lar!


Um lar precisa de história e a maneira mais fácil de contar uma história é através de fotografias, gravuras ou imagens. Espalhar porta retratos de família ou instalar quadros com fotografias de viagens ou dos gostos do morador dão identidade ao espaço e relembram bons momentos.

Livros e coleções ajudam a contar sobre você e devem fazer parte da decoração ao invés de ficarem guardados ou escondidos no fundo de armários.

Invista em conforto. Cama, travesseiro, lençóis, sofás e poltronas confortáveis são como um abraço. Melhoram o espírito e dão leveza à alma.

Aromas e cheiros são características muito pessoais e específicas. Invista em velas, aromatizadores e incensos agradáveis. Se preferir aromas nostálgicos, canela, cravo e nós moscada são uma ótima pedida.

Pense na iluminação de modo que você possa ter vários cenários num mesmo espaço. Mais iluminação para dias empolgantes e agitados e um toque intimista e suave para dias de conforto e reflexão.

Cores! Seja nas paredes ou em objetos, elas devem fazer parte da decoração levando em conta exclusivamente seu gosto pessoal e memória afetiva.

Leve um pouco da natureza para dentro de casa. Seja investindo em uma Urban Jungle ou tendo apenas um pezinho de suculenta, verdinhos sempre tem um forte apelo emocional e de bem-estar

Lembre de curtir sua casa e de cuida-la bem! Ela é seu refugio, seu porto seguro. É onde você recarrega suas energias, onde você pode ser quem você realmente é, sem máscaras ou convenções. Ela é sua cúmplice em todos os dias da sua vida e merece ser bem cuidada e organizada.

E pra você, qual é o item que não pode faltar em uma casa para que ela seja um lar de verdade? Comenta aí. Quem sabe seja o mesmo de várias outras pessoas.


Cheers e até semana que vem!!


Este post é uma colaboração da arquiteta Lia Cimadon com Camminare Italinea


@Camminare Planejados 2020 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Marketing Thinker