Apartamentos urbanos

Um dos estilos de decoração mais amados atualmente é o industrial urbano. Mesmo aqueles projetos que não tem um estilo específico acabam utilizando uma pitada aqui ou acolá de algum elemento industrial ou urbano. E por aqui gostamos disso! Misturas são bem vindas e o mais importante é deixar o espaço com a cara e o gosto do morador.

Este estilo surgiu em Nova Iorque, tendo seu auge nos anos 60, com a conversão de antigos espaços industriais em locais de habitação por pessoas que buscavam um estilo de vida mais livre e moderno. E o resultado são espaços com características marcantes, principalmente plantas com conceito aberto, grandes aberturas e a apropriação dos revestimentos e materiais originais das construções fabris. São os famosos lofts.

Mas como utilizar esses elementos nos apartamentos e casas atuais? Confira abaixo os principais atributos do estilo e como emprega-los nos seus projetos.


Conceito aberto

A cultura do espaço aberto proporciona um estilo de vida mais livre e autêntico, gerando infinitas possibilidades e maior fluidez ao ambiente. E isso fez tanto sucesso que hoje apartamentos são entregues com a possibilidade de escolha de planta, onde algumas paredes podem ser retiradas.

Além disso, a cozinha ganha importância, já que não é mais isolada por parede e inclui o ato de preparar alimentos em rituais de convívio.


Boa iluminação

As grandes janelas e aberturas das antigas fábricas, que traziam uma iluminação natural fenomenal aos lofts, são mais difíceis de serem aplicadas nos apartamentos atuais. Portanto, apostar em uma generosa iluminação artificial é fundamental para criar a sensação de amplitude que o estilo requer. E de quebra, o uso de iluminação não embutida também traz referência ao estilo, mesmo para os espaços mais tradicionais. Utilize trilhos eletrificados, calhas e luminárias direcionáveis.

Revestimentos aparentes – concreto e tijolo

Manter as estruturas da construção à mostra, como o concreto e os tijolos é uma característica bem marcante desse estilo. E você pode cria-las na sua casa ou apartamento de maneira simples e pratica. Pode colocar concreto no piso, ou porcelanatos que o imitam. Papeis de parede imitando tijolo, criam essa sensação de loft e o resultado é super legal.

Se prefere um piso de madeira, mais aconchegante, pode pintar as paredes com textura imitando o concreto aparente. É fácil e rápido.


Móveis com design arrojado, em madeira ou ferro

Móveis únicos e diferentes, que foram criados para outra funcionalidade podem ser utilizados como destaque na decoração, empregados de outra maneira. Como exemplo toneis, lockers, escadas e caixotes. Recorra a peças em madeira, ferro, aço e couro. Cores podem ser utilizadas neste caso, de preferencia vermelho ou laranjas em tons desbotados. Fuja de tons vibrantes.

A Camminare possui vários padrões e oferece ótimas soluções para que você tenha um projeto industrial urbano! Dentro da gama de cores da marca, podemos destacar o padrão cinza urbano, fendi e cronos como as principais escolhas para este estilo. Esses padrões são acinzentados e neutros e casam muito bem com o madeirado field ou catedral, para uma proposta mais aconchegante e menos rígida.

A Linha Nero, composta por suportes e pés de mesa, possui acabamento em pintura preto fosco e são super fáceis de compor e inserir nos projetos.

Olha que linda essa cozinha instalada no showroom da fábrica!! Foram utilizados os padrões cinza urbano e field e os suportes nero para as prateleiras.


E você? O que mais gosta nesse estilo? Conta pra gente!!

Se ficou com alguma dúvida termos prazer em ajuda-lo, escreva pra gente!

Cheers e até semana que vem!

Este post é uma colaboração da arquiteta Lia Cimadon com Camminare Italinea

@Camminare Planejados 2020 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Marketing Thinker