Como escolher bem as cores da casa

Pode parecer fácil e divertido escolher as cores para a casa! Mas não se engane, é preciso muito cuidado, atenção e conhecimento para que o resultado fique harmonioso e de acordo com o planejado.


As cores podem alegrar um espaço ou deixa-lo mais sério, podem dar mais luminosidade ou fazer com que parecem mais ou menos profundos. E o mais interessante: podem mudar o humor e o bem-estar das pessoas, deixando-as mais felizes, concentradas, com mais apetite ou mais relaxadas.


Além disso, a maneira como são aplicadas no ambiente podem alterar a percepção da decoração e até criar ilusões de ótica, fazendo que que o espaço pareça maior. Interessante, não é mesmo?


Na hora de escolher as cores da casa, é preciso, antes de mais nada, considerar o perfil das pessoas que habitarão a casa, qual o estilo de decoração desejado e também qual o estímulo que ser provocar: tranquilidade, concentração, aconchego, animação, entre outros. É importante analisar os móveis que estarão no ambiente e observar a iluminação desses locais, pois isso altera a percepção dos nuances das cores.


Uma regrinha básica é que cores quentes ajudam a estimular e cores frias a relaxar. Com base nisso é só separar uma lista de cores que mais agradam e que possam provocar o clima desejado.


Para quem quer se aprofundar mais ou quer misturar cores, o círculo cromático é uma ótima ferramenta para isso, pois ele reúne as cores enxergadas pelo olho humano de maneira clara e simplificada. A partir dele é possível combinar cores complementares (cores opostas no círculo) ou cores análogas (cores vizinhas no círculo).

Abaixo mostramos algumas sugestões de cores assertivas para cada ambiente da casa!


Sala de Estar


Tanto cores claras quanto escuras ficam bem em salas de estar. A escolha depende do tamanho do ambiente e do clima desejado. Cores como fendi, camurça ou terracota são mais acolhedoras. Cinzas, azuis sóbrios e off-white são mais sofisticadas.


Office

Para calma e concentração, cinzas. Para produtividade, azuis e verdes e para energia, amarelo. Se combinados com beges ficam aconchegantes e com off-white mais austero.

Quarto


Tons claros são sempre certeiros, pois dão sensação de tranquilidade e bem-estar. Aposte em cabeceiras coloridas, móveis, quadros ou roupa de cama coloridos para dar um up na decoração.

Banheiros


As cores mais procuradas são as claras, pela sensação de limpeza, em especial verde e azul. Cinzas, preto, marrom e bege compõe bem também!

Cozinha


Embora haja defensores do branco, também pela limpeza, hoje em dia as cozinhas ganharam status de área social e quanto mais personalidade tiverem, melhor. Amarelos para energia, marrom para sofisticação, azuis e cinza remetem tecnologia.


Para saber mais, clique aqui.


A Camminare Italínea conta com uma equipe competente para te ajudar escolher e harmonizar as cores da sua casa e de seus móveis.


Cheers e até semana que vem!


Este post é uma colaboração da arquiteta Lia Cimadon com Camminare Italínea

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo