Como escolher o melhor tapete para sua casa

Tapetes são muito importantes na decoração de uma casa. São peças que trazem aconchego, harmonia e unidade para os espaços. Funcionalmente, são determinantes na divisão de ambientes, pois demarcam a área e dão acabamento para o aposento.


Além de deixar os ambientes mais bonitos, os tapetes também ajudam a proteger o piso e fornecem aconchego acústico e térmico. E são peças chave na hora de renovar um espaço, pois a troca do tapete altera completamente a estética do ambiente.


Imagem Pinterest


Os tapetes por si só acumulam muita poeira e sujam mais facilmente, por isso a escolha do material é muito importante. Tapetes podem ser naturais, sintéticos ou uma mistura de ambos.


Os de fibras naturais podem ser de algodão, sisal, lã ou seda. Eles são lindos, tem uma textura gostosa ao toque, porém são mais sensíveis, mancham com mais facilidade e desbotam se ficam expostos ao sol. Os de algodão costumam ser mais baratos, mas a durabilidade é menor. Já os de lã, tem uma durabilidade mais alta e o preço é maior também, mas eles têm a vantagem de serem encontrados em diversas cores.


Os de fibra sintética podem ser de polipropileno, poliéster, nylon ou pvc. Eles também possuem uma grande variedade de cores, não desbotam facilmente e são bem resistentes à água e ao sol. A maior desvantagem é que esteticamente eles revelam o aspecto artificial. Mesmo assim, hoje em dia, eles são os tapetes mais utilizados na decoração. Por serem mais fáceis de limpar, eles são perfeitos para quem tem pet ou criança em casa. Inclusive há opções antialérgicas no mercado.


Imagem Italínea


A espessura do tapete é a medida entre a base e o final do pelo. Nos tapetes sem pelo, é considerada a espessura da trama. Isso varia de meio centímetro, para os tapetes de trama, até 7cm para os tapetes de pelo.


Os tapetes com espessura menor são mais práticos e fáceis de limpar, por isso são indicados para os ambientes mais movimentados da casa. Os tapetes peludos são mais aconchegantes, possuem um ótimo conforto acústico, mas são difíceis de limpar, por isso são indicados para os ambientes menos movimentados da casa, como quartos e salas íntimas.


Imagem: Luciana nunes arquitetura


A cor do tapete deve combinar com a decoração do ambiente. É preciso avaliar se você quer que o tapete chame atenção no espaço ou fique mais tímido e camuflado com a decor. Sofás e móveis neutros ficam ótimos com tapetes mais chamativos, coloridos ou com um padrão diferente. Em cômodos com movíeis muito escuros, optar por tapetes mais claros ajudam a dar leveza à decoração.


Em ambientes bem coloridos, tapetes neutros são indicados e para fugir do marasmo, opte pelos que tenham textura.


Imagem: Up3 arquitetura


Gostou das nossas dicas¿ A equipe da Camminare Italínea conta com uma equipe qualificada para te ajudar a projetar seu espaço. Nossos projetos são apresentados através de imagens decoradas conforme seu gosto e estilo.


Clique aqui 👉 Whatsapp Camminare


Cheers e até a próxima!


Este post é uma colaboração da arquiteta Lia Cimadon com Camminare Italínea.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo