Como planejar seu Closet

Atualizado: Fev 5

Você sempre sonhou em ter um closet em casa, mas não sabe por onde começar e nem se cabe na sua casa? Não se preocupe, nós te ajudamos!


Há muito tempo ter um closet deixou de ser luxo e passou a ser um ambiente importante para a organização das roupas e funcionalidade do dormitório. Não é só um privilégio de quem tem espaços generosos em casa, com um bom projeto e marcenaria inteligente, é possível criar um closet mesmo em apartamentos pequenos.


Confira abaixo diferentes soluções e planeje seu closet de acordo com o seu espaço e seu gosto.


A Camminare Italínea conta com uma equipe competente para te ajudar a projetar a seu closet dos sonhos.


O closet perfeito deve ser pensado para acomodar todas as roupas e acessórios dos moradores de forma organizada. Para isso deve-se levar em conta a quantidade e características especiais do que será guardado. A altura de quem vai usar o closet também é muito importante, já que camisas e calças serão maiores ou menores e consequentemente o espaço para guarda-las também. Além da maneira que serão guardadas, se penduradas ou dobradas. É conveniente fazer também um levantamento da quantidade e tipos de sapatos. Por exemplo, alguém que possui vários modelos de tênis terá uma sapateira diferente de alguém que possui muitas botas ou sandálias.

A quantidade e tamanho de gavetas também é um ponto fundamental a ser considerado e tem um peso considerável no valor final do ambiente. Há quem prefira utilizar gavetas para guardar joias e relógios, outros roupas íntimas, lenços e echarpes e há quem prefira guardar camisetas dobradas, tudo vai depender do gosto do morador. Uma boa saída para diminuir o número de gavetas é guardar alguns objetos em caixas, sacos de tecido, ganchos ou nichos.

Outro ponto importante no projeto de closet é ambientação e estética, que neste caso deve estar aliada a funcionalidade. É fundamental pensar em um local para colocação de um espelho. Um bom tapete ajuda a deixar o espaço mais aconchegante e se houver espaço, um puff ou poltrona garante comodidade na hora de vestir um sapato ou apoiar um casaco.

Uma boa iluminação também é fundamental para a melhor utilização do espaço. Há uma gama enorme de modelos de cabideiros com iluminação e spots ou caixas de luz para nichos e prateleiras. Mas se você não puder investir nisso nesse momento, a iluminação geral do espaço deve ser bem pensada e você pode tirar partido de abajures e luminárias de piso para ajudar a iluminar bem cada canto do closet.


Gostou das nossas dicas? Curta, comente e compartilhe!

Cheers e até semana que vem!


Este post é uma colaboração da arquiteta Lia Cimadon com Camminare Italínea

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

@Camminare Planejados 2020 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Marketing Thinker