Como Planejar uma Cozinha Corredor


A cozinha é um dos principais ambientes da casa. É nela que passamos grande parte do tempo preparando refeições, e hoje com status de cômodo social, encontrando amigos e familiares em momentos regados a boa comida e boas conversas. Portanto, além de ser funcional, a cozinha deve ser charmosa e refinada.


Encontramos muitas formas e disposições de cozinhas nos imóveis e hoje vamos falar sobre a cozinha corredor. Também chamada de cozinha paralela ou bilateral, esse tipo de cozinha tem formato retangular, e normalmente é estreita e comprida, com mobiliário instalado nas duas paredes maiores.


Os principais pontos de uma cozinha são a pia, fogão e geladeira. Para uma boa circulação e mais facilidade na hora de utilizar o ambiente, é interessante que eles sejam dispostos de modo triangular. Por exemplo, nas cozinhas corredor, pia e fogão podem ficar em uma parede e a geladeira em outra.


Imagem: Refresco Design


Outra possibilidade é trabalhar com uma torre quente, ou seja, com micro-ondas e forno embutido dispostos um sobre o outro. Neste caso, a torre quente pode ficar um uma parede e pia e fogão na parede oposta. Muito usual é utilizar o refrigerador ao lado da torre quente, já que a geladeira também é alta e podem formar um conjunto em um dos lados da cozinha.


Imagem: arkpad.com.br


Além dos eletrodomésticos, os eletroportáteis e principais acessórios também precisam estar bem distribuídos e organizados. Itens menores, como panelas, talheres e potes devem ter seu espaço pensado de forma que sejam de fácil acesso e manuseio. Já cafeteiras, sanduicheiras e mixers, se usados todos os dias, podem ficar sobre bancadas ou nichos, ao invés de guardados em armários.

Imagem: tuacasa.com.br


Lembre-se de verificar o espaço de circulação na cozinha. Quando há eletrodomésticos em paredes opostas, mas próximos um dos outros, considere uma distância mínima de 1,00 metro. Quando os eletros estão em uma parede e na outra há apenas bancada ou armários, pode-se trabalhar com 85 ou 90 cm de circulação. E se a cozinha for super estreita, deixe todos os eletros na mesma parede e trabalhe com móveis de pouca profundidade na parede oposta. Desta forma você aproveita muito bem o espaço e tem um local para guardar potes, taças e utensílios menores ou algum objeto de decoração.


Imagem: simplesdecoracao.com.br


Outra possibilidade que deixa a cozinha super funcional e esteticamente atraente é compor os armários com uma bancada de refeições rápidas. A bancada pode ter um acabamento diferente e ornar com prateleiras, nichos e armários.


A escolha do mobiliário é um dos pontos mais importantes na hora de planejar uma cozinha corredor. Desta forma você pode ter uma cozinha totalmente personalizada, com o máximo de aproveitamento de espaço e condições e prazos de acordo com a sua necessidade. Para saber mais ou planejar sua cozinha corredor, entre em contato conosco. 👉 Whatsapp Camminare



Cheers e até a próxima! 🥂



Este post é uma colaboração da arquiteta Lia Cimadon com Camminare Italínea. ❤️

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo