Conceito Aberto na Arquitetura de Interiores

A definição é clara: uma casa ou apartamento com conceito aberto tem menos paredes e portas e seus cômodos são integrados. A maioria deles da área social – cozinha, sala de estar e sala de jantar. Dormitórios continuam separados.

Mas a ideia vai além do espaço físico. O conceito aberto traz integração e ao mesmo tempo liberdade e mobilidade. Você pode fazer várias coisas simultaneamente: cozinhar e entreter seus convidados, tomar café da manhã assistindo seu programa matinal preferido, jantar de olho nas crianças brincando na sala.

Espaços de conceito aberto podem ser mais difíceis de projetar, pois é preciso visualizar o espaço na sua totalidade ao invés de cômodo por cômodo. Os ambientes integrados precisam conversar entre si para um resultado harmonioso e agradável.

Antes de tudo, é bom observar ou decidir os elementos fixos do espaço. Piso, cor de paredes, bancadas e revestimentos. Esses elementos precisam ser considerados junto com suas escolhas de mobiliário e decoração. Lembre-se que tudo estará conectado e o diálogo entre esses elementos é fundamental para que o projeto fique perfeito.

Confira essas 4 dicas que te ajudarão a compor melhor um espaço com conceito aberto:

Seja fiel ao estilo escolhido

Defina o estilo que o projeto terá e seja consistente com ele. Uma vez que você poderá vislumbrar vários cômodos ao mesmo tempo, é importante manter o mesmo estilo em todo o espaço. Caso contrário o resultado poderá ser confuso e nada harmônico.


Planeje uma paleta de cores

Escolha cores que conversem e harmonizem. Você não precisa ser 100% fiel a isso no final do projeto, mas é importante ter um ponto de partida para ajudar nas decisões dos acabamentos dos móveis e peças de decoração. Montar um moodboad no início do projeto é uma saída.


Atenção ao piso

Se for possível e dentro do seu orçamento, escolha o mesmo piso para toda a casa ou apartamento. Se a escolha for um piso cerâmico, peças maiores são melhores. A uniformidade do piso fará com que os cômodos pareçam mais conectados e a integração mais agradável.


Defina os espaços

Com a ausência de paredes no espaço, você precisa definir cada ambientes através dos móveis ou decoração. Bancadas de ilhas são ótimas para delimitar o espaço da cozinha. Tapetes podem ser utilizados para demarcar áreas mais sociais como estar e jantar. Buffets ou aparadores também são ótimos para delimitar espaços.


A Camminare Italínea conta com uma equipe competente para te ajudar a projetar seu espaço com conceito aberto de acordo com o seu gosto e seu bolso!


Confira nossas promoções de casa completa


Cheers e até semana que vem!


Este post é uma colaboração da arquiteta Lia Cimadon com Camminare Italínea



@Camminare Planejados 2020 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Marketing Thinker