Cozinha Americana – Vantagens e Desvantagens

Cada vez mais popular nos projetos de arquitetura de interiores, a cozinha americana é uma ótima aposta tanto para ambientes espaçosos quanto para ambientes menores, já que a integração é uma boa solução para melhorar o aproveitamento dos espaços.

Mas o que é cozinha americana? De modo geral, é uma cozinha que é unida a outros ambientes da casa, como sala de estar ou sala de jantar, através de uma bancada de ilha, um balcão ou uma meia parede que determina o limite físico do ambiente.

Essa configuração de cozinha encanta muita gente, mas é bom levar em consideração vários aspectos antes de optar por esse tipo de cozinha. E para isso nós te ajudamos!

Abaixo listamos as vantagens e desvantagens das cozinhas americanas:


Vantagens


Integração dos ambientes

Para quem gosta estar junto com os familiares e amigos enquanto cozinha, essa é a principal e grande vantagem da cozinha americana. O cozinheiro pode conversar, tomar um drink e interagir enquanto cozinha. E se o cozinheiro estiver sozinho, é ótimo para dar uma checada na TV enquanto cozinha ou enquanto faz as refeições na bancada.

Sensação de amplitude

Como não há divisórias altas ou paredes que bloqueiam a visão, a cozinha americana cria a percepção de que o espaço é maior. É um ótimo recurso para quem mora em apartamentos com espaço reduzido.

Melhor iluminação

Graças ao conceito aberto, o espaço ganha mais iluminação do que uma cozinha comum. Isso pelo fato de ter menos paredes e mais janelas, fazendo com que haja mais luz natural e ventilação no ambiente.

Estética moderna

Esse estilo de cozinha remete à modernidade pelo seu visual e nunca sai de moda. Com eletrodomésticos cada vez mais tecnológicos e acabamentos inovadores, facilmente é possível criar um projeto super atual e atemporal.




Desvantagens


Maior cuidado com a organização

Como a cozinha é aberta e vista quando estamos na sala de jantar ou estar, é importante que ela esteja sempre limpa e organizada. É muito chato receber alguém com louça suja em cima da pia ou objetos bagunçados, por isso a arrumação é fundamental numa cozinha americana. E isso vale para o dia a dia também!


Maior dispersão do cheiro da comida

Como a barreira física entre os ambientes é feita através de balcões ou paredes baixas, não é possível fechar a porta da cozinha, portanto o cheiro da comida se propaga mais facilmente. Neste caso, para ajudar, o ideal é instalar uma coifa que fará o papel de depurador, ajudando a suavizar o cheiro e vapor dos alimentos.

Se você ainda tem dúvidas sobre cozinhas americanas, entre em contato conosco e nós te ajudamos especificamente com seu ambiente e projeto. A equipe de consultores da Camminare pode te oferecer várias soluções de projetos e opções de acabamentos.


Fale conosco pelo whatsapp.




Abaixo alguns exemplos de cozinhas americanas executadas pela loja.


Espero que tenham gostado das nossas dicas!

Cheers e até semana que vem!


Este post é uma colaboração da arquiteta Lia Cimadon com Camminare Italinea

@Camminare Planejados 2020 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Marketing Thinker