Cozinhas Pequenas

Atualizado: Nov 13

A cozinha costuma ser o espaço mais acolhedor da casa. Cheirinho de bolo no ar, aroma de café fresco e memórias da nossa comida preferida.


É nesse ambiente que momentos inesquecíveis são vividos, seja ela grande ou pequena. É inegável que em um espaço maior é mais fácil de projetar e prever todos os armários e acessórios que sempre sonhamos. Mas com um bom planejamento e soluções inteligentes podemos ter tudo o que necessitamos dentro de uma cozinha pequena.


Abaixo listamos algumas dicas para ajudar a planejar aquela cozinha dos sonhos, independente do tamanho dela! Confira:


Invista em móveis planejados para conseguir encaixar o maior número de armários, prever o espaço exato para os eletrodomésticos, definir o tamanho da bancada e aproveitar cada centímetro do ambiente.


Confira alguns projetos de cozinhas aqui.


Tons claros dão a sensação de amplitude. Invista em móveis claros e deixe as cores escuras para os acessórios ou para revestir áreas pequenas na parede. O mobiliário não precisa ser todo branco. Beges, cinzas, verdes médios com pequenos toques de amadeirado são excelentes também.


Capriche na iluminação. Além de deixar o espaço mais agradável e ajudar no bem estar, é fundamental na hora do trabalho e preparo dos pratos.

Opte por portas e gavetas maiores. Ao contrário do que parece, muitas peças pequenas dão a sensação de que o espaço é menor, pois poluem o visual.

Portas de correr são ótimas pois não atrapalham a circulação quando abertas. Se optar por portas de giro, lembre de conferir se não irão atrapalhar a passagem, normalmente estreita nesses casos.


Vidros são uma excelente solução para deixar o espaço leve, moderno e com a sensação de amplitude. Apenas algumas portas aéreas já são suficientes para o resultado almejado.

Utilize ganchos e prateleiras para deixar a mostra seus objetos mais bonitos e modernos. Além de aproveitar o espaço, ajuda na decoração.


A Camminare Italínea conta com uma equipe competente para te ajudar a projetar a sua cozinha de acordo com o seu gosto e seu bolso.


Gostou das nossas dicas? Compartilha com aquele amigo que está projetando a cozinha dos sonhos!


Cheers e até semana que vem!


Este post é uma colaboração da arquiteta Lia Cimadon com Camminare Italínea

@Camminare Planejados 2020 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Marketing Thinker