Decoração Vintage

Atualizado: Fev 5

Charmosa, aconchegante e nostálgica, a decoração vintage é queridinha por muitos. Neste estilo, o apreço ao passado, seja pela história pessoal, moda, música ou artes é concretizado nos espaços.

São ambientes atraentes, espirituosos e cheios de lembranças! E mais do que qualquer outro estilo de decoração, neste o toque pessoal do morador é muito evidente e importante, seja pelas peças de família ou pelos garimpos em mercados e depósitos feitos pelo próprio dono da casa ou espaço.

E não confunda vintage com retrô. Embora ambas remetam a objetos do passado, vintage são peças produzidas na época, que sobreviveram e continuam tendo espaço na decoração. Retrô são peças atuais, produzidas com aparência de antigamente. São releituras do passado. Quem opta pelo vintage, normalmente precisa de mais tempo, paciência e investimento para ‘descobrir’ objetos do passado e muitas vezes com necessidade de restauro. Quem opta pelo retrô tem mais facilidade e rapidez de encontrar objetos no mercado e alguns podem ter o design do passado e a tecnologia do presente.

Outra característica é o uso de uma paleta de cores em tons pasteis, predominantes de época. É um ótimo toque para a base do ambiente. Use nas paredes ou armários, mesmo que estes tenham uma linha mais moderna.

Que tal fazer um ambiente nesse estilo ou mesmo um cantinho vintage em casa? Confira nossas dicas! Coloque uma mesa antiga na sala de jantar ou brinque com as cadeiras. Buffets ou aparadores com arranjos de flores em vasos de vidro antigo também são uma ótima pedida.

Na sala de estar, adicione quadros com molduras antigas nas paredes e peças como abajures, pendentes, poltronas de época.

Na cozinha, invista em revestimentos, relógios de parede, quadros e vasos de época, já que é difícil encontrar eletrodomésticos antigos que ofereçam a mesma qualidade dos atuais.

No quarto, cômodas ou penteadeiras antigas são ótimas para compor o estilo. Almofadas para a cama em tons rosa, azul, verde e amarelo são fáceis e rápidas para compor o estilo.


Quer ter um espaço com decoração vintage em casa? A Camminare Italínea conta com uma equipe competente para te ajudar a projetar seu espaço de acordo com o seu gosto e seu bolso!


Entre em contato conosco!


Cheers e até semana que vem!


Este post é uma colaboração da arquiteta Lia Cimadon com Camminare Italínea


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

@Camminare Planejados 2020 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Marketing Thinker