Espaço Pet em Casa

Atualizado: Nov 13

Já faz algum tempo que os bichos de estimação ganharam status de membros da família.


Ainda bem! Mais do que nunca, eles andam livres pela casa e participam do dia a dia, interagindo com os moradores quase que todo o tempo.


Mas é importante tanto para os bichanos, quando para os humanos da casa, que eles tenham um espaço só deles, para comer, brincar, descansar e fazer suas necessidades. Isso faz com que os pets tenham maior sensação de acolhimento e segurança.


Com um bom planejamento e pequenas modificações, é fácil criar um bom espaço para seu pet dentro da casa ou apartamento. É importante que o local seja agradável termicamente, ou seja, onde não bata muito sol e não faça muito frio, e que seja organizado e de fácil higienização. Esqueça locais muito apertados ou com muitos móveis.

O cantinho do peludo precisará contar com uma área para a comida e bebida, área para a caminha, local para os brinquedos e porque não, um espaço para guardar a guia do passeio. O ‘banheiro’ com o tapetinho higiênico, jornais ou caixa de areia no caso dos gatos deverá ficar distante, principalmente da comida, pois assim como nós, eles precisam comer e dormir longe do banheiro. E é melhor que esse local seja calmo para que eles possam fazer suas necessidades tranquilamente, principalmente no caso dos gatos, que se assustam mais facilmente.

Na hora de escolher a cama, é interessante atentar para as preferências do pet. Alguns preferem casinhas abertas, outros gostam de cabanas, pois se sentem mais protegidos. Lembre de deixar um cobertorzinho junto à cama, para eles se aninharem nos momentos de friozinho.

O comedouro e bebedouro podem ficar ao lado da caminha. Invista em um jogo americano ou tapetinho de fácil lavagem para manter tudo sempre limpinho. Os brinquedos podem ficar numa caixa organizadora com baixa altura para que o pet consiga pegar seus brinquedos sozinho. E para o kit passeio, ganchos na parede são ótimos para endurar guias, coleiras e porta caca.

A limpeza do cantinho pet deve ser feita com sabão de coco ou detergente neutro. Para os pelos, o ideal é usar um aspirador. Para ajudar na manutenção e faxina da área do banheiro, lembre de colocar uma lixeira próxima do local e higienizar com produtos desinfetantes próprios para pet.


Um bom projeto do espaço pet integra o local ao restante da casa e garante o bem estar do animal, criando uma relação mais completa entre tutor e bichano. Opte por materiais resistentes e de fácil manutenção e limpeza. Armários com prateleiras acopladas, gavetas para comedouros, nichos e armários com interligação (para os gatos) são ótimas soluções e fáceis de serem executadas. Nossa equipe está pronta para te ajudar a projetar um espaço pet lindo, prático e seguro.


Fale conosco pelo WhatsApp

Gostou das nossas dicas? Curte, comente e compartilhe!

Cheers e até semana que vem!


Este post é uma colaboração da arquiteta Lia Cimadon com Camminare Italínea

@Camminare Planejados 2020 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Marketing Thinker