Ideias para montar um jardim vertical em casa

Quem aí adora um verdinho em casa e se encanta com jardins verticais?


Com apelo estético incrível, um jardim vertical em casa beneficia a qualidade do ar, traz conforto térmico e energiza o ambiente. É uma ótima maneira de trazer verde para dentro de casa, mesmo que o espaço disponível seja pequeno. E ao contrário do que parece, o fato de ser vertical traz praticidade e flexibilidade, podendo ou não compor com algum móvel ou aparador.


Para os chefs de plantão, o jardim vertical pode se tornar uma horta vertical, para o cultivo de temperos dentro de casa. E de quebra deixar a cozinha linda!


Os jardins verticais são fáceis de montar e existe uma variedade grande de estilos e maneiras de instalar. Confira o mais apropriado para o seu lar e mãos à obra!!


Mas antes, não esqueça de escolher as espécies e preparar mudas para que elas se adaptem rapidamente e cresçam fortes e bonitas. Lembre-se de ter uma ou duas mudas a mais, pois é comum uma ou outra não resistir, assim o jardim não ficará com buracos.


Jardim com vasos

Presos na parede com parafusos ou pregos ou mesmo em suportes ou prateleiras, um jardim em vasos é a maneira mais fácil e rápida de montagem. Se for prender os vasos na parede, opte por plástico ou alumínio, pois vasos de barro são mais pesados. Mas eles ficam lindos em estantes e prateleiras.


Jardim com Canos de PVC

Canos de PVC permitem uma composição super criativa e colorida para o jardim vertical. Fixados diretamente ou através de cordas ou cabos de aço, basta furar os canos parar escoar a água e preenche-los com argila e substrato.


Jardim com Garrafas Pet

Um modelo sustentável, fácil e barato para montar o jardim vertical é com garrafas pet. Basta cortar as garrafas e fixa-las na parede ou numa tela.


Jardim com Pallets

Para quem tem habilidade com furadeiras, um jardim com pallets é uma ótima pedida. Fáceis de encontrar e manusear, eles oferecem uma gama enorme de possiblidades na composição.


E por último, mas não menos importante, segue algumas sugestões de espécies para meia-sombra: antúrio, chifre-de-veado, jibóia, dinheiro em penca, chuva de ouro, peperômia e samambaia.

Gostou das dicas?! Cometa aí embaixo e compartilha o texto com aquele amigo que um verdinho em casa!


Cheers e até semana que vem!!


Este post é uma colaboração da arquiteta Lia Cimadon com Camminare Italínea.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo