Tendências na Arquitetura de Interiores Pós Pandemia
O isolamento social devido à pandemia do novo corona virus tem impactado fortemente o nosso cotidiano e a visão da nossa casa como lar.
Ajustar os ambientes da casa a uma nova rotina, ressignificar alguns espaços e até mesmo criar novos é algo que aconteceu com a maioria das pessoas. E algumas dessas mudanças e adaptações continuarão fazendo parte dos projetos de arquitetura de interiores depois que tudo isso passar.
Funcionalidade aliada ao conforto, flexibilidade e facilidade na limpeza e manutenção farão parte dos novos projetos de arquitetura.
Confira as tendências do setor pós pandemia:
Hall de Entrada
O hall de entrada da casa sempre foi pensado de modo a priorizar a estética e impactar o visitante. A partir de agora ele será mais funcional, com apoio para álcool gel, espaço para sapatos e cabideiros para bolsas e casacos. A preocupação com a higiene ao chegar da rua está se tornando costume e tem tudo para se tornar um hábito.

Minimalismo
Menos objetos e mais usabilidade! Para ajudar na limpeza e organização da casa, os espaços tendem a ser mais práticos e com objetos que tenham algum valor afetivo ou que forem realmente necessários. Além disso, a escolha de revestimentos que sejam mais fáceis de limpar serão pré-requisito.

Home Office
O aumento do trabalho remoto é algo que vai continuar. Esse modelo de trabalho será adotado por muitas empresas depois que o isolamento social terminar e o home office terá uma importância muito maior. Antes projetado de modo menos seriedade e com muita adaptação, agora será bem planejado e pensado para que o usuário tenha privacidade e todo o suporte a atividades de trabalho.

Plantas e Hortas
Temos observado a feliz descoberta da autosuficiência com o cultivo da própria horta. Com mais pessoas cozinhando em casa, o cultivo de verduras e temperos tem se tornado algo prazeroso e alinhado com o maior cuidado com a alimentação.
Juntamente com isso, a necessidade do contato com a natureza parece ter aumentado e o conceito de urban jungle continuará a fazer parte dos lares.

Upcycling
Consiste no reaproveitamento de objetos e materiais para criar novos itens. As pessoas pensarão mais antes de comprar e também no momento de descartar os resíduos. Com isso haverá um movimento de transformação e aproveitamento de objetos. Novos usos e propósito para os objetos com foco na sustentabilidade farão parte dos lares.

Ambientes pensados por atividade
Sala de espetáculos, sala de ginástica, espaço para criancas, cozinha gourmet. Os ambientes passarão a ser pensados para terem maior flexibilidade, com biombos, painéis deslizantes e móveis multifuncionais. A varanda também pode ser sala de ginástica durante o dia e espaço para assistir um show virtural durante a noite.

Gostou?! Cometa aí embaixo e compartilha o texto com aquele amigo antenado na arquitetura de interiores.
Cheers e até semana que vem!!
Este post é uma colaboração da arquiteta Lia Cimadon com Camminare Italinea