Truques de projeto para apartamentos pequenos

Projetar um apartamento pequeno muitas vezes é um desafio, mas com um bom planejamento e criatividade é possível otimizar cada centímetro.

Para garantir que tudo seja acomodado da melhor maneira possível e de acordo com as necessidades do morador, é importante que haja uma boa circulação e que os revestimentos, mobiliário e objetos estejam em equilíbrio. Isso garantirá um ambiente confortável e funcional.

E para te ajudar nessa empreitada, separamos uma lista de truques de decoração que vão te auxiliar a transformar um apartamento pequenos em um local espaçoso e agradável.

É mais interessante que o piso seja do mesmo material ou pelo menos da mesma cor, isso dá continuidade e temos a impressão que o espaço é maior. Isso vale para banheiros também. É melhor usar o mesmo piso para a área seca e molhada.


Cores neutras nas paredes ampliam o ambiente e ajudam a dar unidade ao espaço. Para quem gosta de cor, opte por escolher alguns móveis soltos ou decoração colorida.


Comece escolhendo os móveis maiores e indispensáveis. Em seguida pense nas peças menores e complementares. Os acessórios devem ser escolhidos por último.


Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, é possível ter móveis ou objetos grandes em espaços pequenos. Ele pode ser a estrela do espaço e o objeto focal do visitante. Invista em uma peça com um bom design e atemporal.


Um bom recurso de decoração é trabalhar os móveis soltos com unidade. Por exemplo, banquetas e mesas laterais que tenham a mesma cor, forma ou textura. Isso dá identidade ao espaço.


Aposte em móveis planejados. Eles cabem em qualquer espaço e bolso e são super modernos. O resultado é maior harmonia aliada a funcionalidade. Confira nossas promoções de casa completa.


Aproveite a altura do ambiente e trabalhe com nichos, prateleiras e móveis aéreos. Locais como aquela viga sobre a janela, que normalmente são subutilizados podem acomodar uma prateleira para guardar livros, caixas e objetos e deixam o espaço super descolado.


Espelhos são aliados na decoração de pequenos espaços. Eles promovem amplitude a ajudam a refletir a luz, ajudando na iluminação geral. Tire partido de portas com espelho, elas são ótimas e você resolve duas coisas em uma.

Na cozinha:


Em cozinhas pequenas, todos os objetos que ficam à vista chamam atenção, por isso é preciso cuidado na hora da escolha. Opte por objetos que conversem e possam formar um grupo! Pense nas cores e texturas. Por exemplo, invista em preto, branco, vidro e amadeirado claro. São cores coringas e vão deixar tudo mais harmônico.


É importante que a bancada na cozinha fique liberada para o uso, por isso nada de bagunça na bancada. Apenas escorredor de louça e lixeira estão liberados.


Se possível, opte pela cozinha americana. A integração dos ambientes melhora o aproveitamento do espaço, além de ser super moderna.

No dormitório:


Utilize cabeceiras pouco profundas, como uma régua de madeira. Ou aposte em uma pintura diferente em meia altura, que pode fazer as vezes de cabeceira.


Ao invés de utilizar abajur no armarinho de cabeceira, instale uma arandela na parede ou cabeceira, desta forma libera o espaço para os objetos, que podem ficar mais espalhados. É visualmente mais agradável.



Gostou desses truques?! Compartilha com um amigo que está precisando dessas dicas!

Cheers e até semana que vem!


Este post é uma colaboração da arquiteta Lia Cimadon com Camminare Italínea

@Camminare Planejados 2020 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Marketing Thinker